Se você recebeu um convite de casamento nos últimos meses (ou até mesmo anos) é bem provável que tenha reparado uma sigla um pouco estranha: RSVP. Você já se perguntou para que ele serve? Quando fazer isso? Qual é a sua funcionalidade?
Pois é, muitas pessoas não sabem a resposta dessas perguntas. Foi pensando exatamente nisso que criamos essa postagem. Essa é uma maneira eficiente de entender melhor sua funcionalidade e saber como ele pode de ajudar na organização do casamento.
O que é RSVP, afinal?
A sigla RSVP corresponde a Répondez S´il Vous Plait, uma frase em francês que, em tradução literal, significa “Responda por favor”. Ou seja, esse é o método mais eficiente de confirmação de presença para os grandes eventos – e não poderia ser diferente no caso dos casamentos.
Hoje em dia essa confirmação é feita no próprio site dos noivos (que muitas vezes contam com essa aba) ou ainda por e-mail/telefone. Tudo depende muito do tipo de serviço que você contratou com seu cerimonial ou quem está responsável pela produção do seu casamento.
Como ele pode ajudar?
Como você deve imaginar, essa simples atitude pode ser simplesmente salvadora. Essa é uma maneira de sentir mais ou menos quantas pessoas realmente vão ao seu casamento, entendendo se tudo que você contratou é suficiente para atendê-los.
A previsão do número de convidados que estará na sua festa é a melhor maneira de se planejar sobre a quantidade de mesas, comidas, bebidas e todos os outros detalhes. Somente assim é possível cercar alguns imprevistos e tornar esse momento ainda mais único e especial.
Devo estimular prazo?
Você deve colocar um prazo no convite, normalmente considerando 15 dias antes da cerimônia. Como falei, essa é uma forma de “sentir” as pessoas que estão se mobilizando para participar desse dia.
Você pode seguir dois caminhos:
Confirmação ativa
É quando a empresa entra em contato com os convidados, normalmente por telefone, perguntando se eles vão ou não participar. Isso acontece para todos os convidados da lista.
Confirmação passiva
Como o próprio nome leva a entender, essa perspectiva depende um pouco do convidado. Cabe a ele confirmar sua presença (ou não) no evento.
A margem de segurança depende muito desse ponto – se é ativo, por exemplo, a confirmação costuma ser mais fiel. Além disso, vale considerar o público de cada casamento. Se você mora em uma cidade do interior ou em uma região em que não há esse hábito, é bom considerar uma quebra maior.
Agora que você entende melhor o que é RSVP e como ele pode te ajudar, não se esqueça de investir nesse ponto no seu convite de casamento. Você não vai se arrepender! Caso queira saber de algo mais, é só comentar no espaço abaixo. Estou aqui para ajudar você!
Deixe uma resposta
Quer fazer uma pergunta ou comentário?Fique a vontade!